Escola Pública de Trânsito forma 395 alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê
Foi realizada neste sábado (23) a solenidade de formatura da Escola Pública de Trânsito de Xanxerê, a qual reuniu 395 alunos da rede municipal de ensino ao longo dos últimos quatro meses durante a realização de aulas teóricas e práticas.
A Escola Pública de Trânsito de Xanxerê foi criada com o objetivo de desenvolver nos alunos a consciência da responsabilidade no trânsito, ampliando o conhecimento para que as crianças e adolescentes possam identificar os locais seguros e/ou inadequados para fazer a travessia, bem como saber a forma de se comportar no uso de transportes coletivos e/ou particulares, com segurança, além do uso obrigatório dos itens de segurança de cada veículo.
A idealizadora do projeto e diretora de Trânsito e Engenharia de Tráfego de Xanxerê, Clarice Beatriz Serena, destaca que a educação no trânsito é o único meio de mudar a história de mortes nas vias.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT) e Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal, e foi desenvolvido em 10 escolas da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê, abrangendo 19 turmas 3° ano do ensino fundamental e cerca de 395 alunos com idades entre 08 e 09 anos.
Após as aulas teóricas nas unidades escolares, os alunos participaram de aulas práticas no Batalhão da Polícia Militar, onde atuaram como atores sendo motoristas e pedestres para internalizar as informações.
O secretário de Obras, Transportes e Serviços, Leandro Marzari Silva, salientou que a educação no trânsito é muito importante. “Este é um belíssimo projeto que deveria se estender para outras cidades, principalmente para esta faixa etária, em que as crianças estão abertas a receber o conhecimento e serão nossos futuros condutores”.
A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, ressaltou que a Escola Pública de Trânsito veio para agregar com a educação, a exemplo do que já é feito com programas como Proerd e Defesa Civil na Escola. “Esta é uma sementinha que está sendo semeada para que possamos colher no futuro e o projeto veio para fortalecer e reforçar o quanto podemos contribuir com a melhoria no trânsito”.
O vice-prefeito Adenilso Biasus destacou que educar as crianças desde cedo é a solução para um futuro melhor, “pois não há outro caminho que não seja a educação. Que este programa tenha muitas outras edições e que tenhamos um trânsito humanizado em nosso município, estado e país”.