Conselho do Plano Diretor retoma reuniões presenciais

Na manhã desta quinta-feira (20) o Conselho Municipal do Plano Diretor realizou a segunda reunião ordinária de 2021.  Em razão das restrições impostas pela pandemia, não foi possível que o Conselho se reunisse nos meses anteriores.

Na primeira reunião do ano, ocorrida em 20 de abril, foram empossados pelo Prefeito Oscar Martarello, pelo Vice-prefeito Adenilso Biasus e a pela Diretora de Transparência e Controle Social, Giovana Maria Weber Zandoná a qual no segundo momento passou à Eleição da Mesa Diretora sendo eleitos os novos conselheiros que representam as entidades civis e o poder público municipal. Foram eleitos o presidente o Engenheiro Civil Carlo Antunes dos Santos, representante da SEAI (Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani), vice-presidente o Engenheiro Civil Jelder Bavaresco, representante da ACIX, Secretário o Advogado Cleber Antonio Fiorentin, representante da OAB-SC, e 2º Secretário o Assessor Jurídico Carlos Alberto Peretti.

Nesta quinta-feira (20) o Conselho encaminhou um pedido de revisão de legislação a respeito de poda de árvores para apreciação do Conselho do Meio Ambiente, analisou e deliberou sobre pedidos de aprovação de localização de uma igreja, uma oficina mecânica e um centro de eventos, além da análise de um desmembramento.

Também foi criado um grupo de trabalho que irá elaborar uma cartilha simplificada com orientações a respeito dos passeios públicos na área urbana do município, grupo este que será formado por membros do conselho e convidados.

Ficou definido ainda que duas cadeiras que estão vagas no Conselho Municipal do Plano Diretor e que eram ocupadas por entidades que estão extintas serão preenchidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e pelo Conselho Federal dos Técnicos (CFT), entidades estas que deverão indicar seus representantes. Finalmente o conselho aprovou que caso alguma cadeira ocupada pelo setor governamental seja liberada, ela será ocupada pela Diretoria de Habitação do município, que fez a solicitação da cadeira.

O Conselho Municipal do Plano Diretor tem um papel fundamental na atualização e revisão permanente da legislação e regramentos relativos às Leis que compõem o Plano Diretor do Município e todos os membros que representam suas entidades devem pautar suas decisões pensando na cidade que queremos para o futuro.

Ao final da reunião o presidente do Conselho fez um agradecimento especial ao ex-presidente do Conselho, Carlos Elisio Stahelin e em seu nome a todos os ex-presidentes e membros que já atuaram neste conselho, ressaltando que especialmente os representantes da sociedade civil estão ali de forma voluntária, doando seu tempo e conhecimento, para discutir e deliberar sobre assuntos importantes e que vão regrar o desenvolvimento da cidade.