Xanxerê inicia construção de Protocolo de Atenção à Pessoa Idosa

Foi realizada na última sexta-feira (16), em Xanxerê, uma reunião com a rede municipal, governamental e não governamental de atendimento (direto ou indireto) à pessoa idosa, através de chamamento do Ministério Público.

Na ocasião, o Promotor de Justiça Michel Eduardo Stechinski enfatizou a importância do trabalho em rede e com respectivo compromisso dos órgãos da rede, fazendo um comparativo com a política da infância, que já teve avanços significativos, mas destacando que em relação à política da pessoa idosa ainda há muito a avançar. O promotor destacou ainda que o trabalho proposto para construção do Protocolo de Atenção à Pessoa Idosa deve observar aspectos como protagonismo, humildade dos atores, sem a presença de hierarquia.

Na sequência, a Promotora de Justiça Lia Nara Dalmut resgatou o processo de construção do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (PISC) e importância do documento para nortear o atendimento à pessoa idosa em situação de violência. “Em Santa Catarina apenas seis municípios já elaboraram o documento, sendo que Xanxerê dá um importante passo na política da pessoa idosa com o processo de construção do protocolo”.

O Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência servirá para orientar, identificar e normatizar o atendimento intersetorial na esfera das atribuições municipais, através da criação de um fluxo, do atendimento e do encaminhamento da pessoa idosa em situação de violência com um serviço objetivo e eficaz afim de evitar e recorrência da violência e o retrabalho dos setores de atendimento.

Ao final da reunião foi eleita a comissão intersetorial de redação do protocolo no município para que se estabeleça as atribuições de cada órgão e o fluxo de trabalho, o qual será apresentado no II Seminário Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.