Secretaria de Desenvolvimento Econômico auxilia na regularização de imigrantes residentes em Xanxerê

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do seu novo espaço de atendimento integrado CIGER, realizou nesta quinta-feira (08) a terceira jornada de auxílio para regularização de imigrantes residentes em Xanxerê.

Em parceria com a Polícia Federal, unidade de imigração de Chapecó, estão sendo agendados atendimentos para regularização de documentos e posterior encaminhamento para inclusão formal no mercado de trabalho.

“Já conseguimos agendar e realizar cerca de 100 atendimentos. Estamos acompanhando e auxiliando os imigrantes em todo o processo de regularização dos documentos. É um serviço muito importante, visto que essas pessoas migram para o nosso município justamente por falta de condições de continuarem vivendo nos seus países de origem. Eles contribuem com a economia local quando estão legalizados e tornam-se cidadãos com direitos e deveres como todos nós brasileiros” relata Elisiane Silveira, secretária de Desenvolvimento Econômico.

O município de Xanxerê e região possuem atualmente um déficit de mão de obra bastante significativo. De acordo com Elisiane, os imigrantes têm sido fundamentais para que algumas empresas, principalmente ligadas ao setor agroindustrial, mantenham-se em pleno funcionamento.