Prefeito recebe equipe do Departamento de Cultura, premiada durante Fórum Catarinense de Gestores de Cultura

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, recebeu na manhã desta segunda-feira (16) a equipe do Departamento Municipal de Cultura, que apresentou ao prefeito o troféu recebido na semana passada pelo Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural.

A premiação visava valorizar e reconhecer ações exitosas de gestão cultural no estado e foi organizada pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e Conselho de Gestores Municipais de Cultura (CONGESC).O prefeito parabenizou a equipe do Departamento de Cultura pelo prêmio recebido e por todo o trabalho que vem sendo realizado em prol da cultura local.

Xanxerê estava concorrendo com o projeto Virtualidades das Artes: Adaptar, reinventar e circular na Categoria 03 – Municípios: Desenvolvimento de programas e projetos que promovam a circulação artística e a classificação deu-se por ordem de pontuação. O município participou com a ação desenvolvida durante a pandemia para beneficiar os artistas locais através de incentivos culturais, onde foram realizadas as semanas culturais online através das diferentes linguagens, bem como III Canta Xanxerê, também online.

“Foi tudo novo para nós em 2020, quando fizemos todas as ações voltadas ao setor cultural, que foi muito prejudicado com a pandemia, por isso para nós foi muito gratificante receber esse prêmio”, disse a Diretora de Cultura de Xanxerê, Aguinetes Barfknecht.

O idealizador e coordenador do projeto, Diego Gonçalves, destaca que Xanxerê foi pioneiro no estado durante a pandemia com as ações desenvolvidas, pois somente depois da ação realizada por Xanxerê veio o incentivo através da Lei Aldir Blanc. “Estamos muito felizes com a premiação e agradecidos por poder trabalhar com gestores que valorizam e incentivam as ações por nós desenvolvidas. Mas uma vez reafirmo que o prêmio veio para demonstrar ainda mais o potencial artístico e cultural que o município tem”.