Prefeitura de Xanxerê implanta serviço de laserterapia através do programa Saúde no Lar

Os pacientes xanxerenses que são atendidos através do programa Saúde no Lar, poderão contar agora com mais um procedimento totalmente gratuito no conforto do seu lar: Laserterapia de Baixa Intensidade.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Saúde no Lar, Luana Agnoletto Reis, o aparelho de laser adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde será utilizado no tratamento de feridas crônicas, uma vez que a Laserterapia acelera o processo de cicatrização e diminui o tempo de tratamento de feridas crônicas e agudas.

Luana acrescenta que os efeitos da Laserterapia podem ser observados em algumas sessões da terapia. Todos os pacientes acamados, com lesões crônicas e agudas, ou os que estiverem no protocolo de elegibilidade para o tratamento e também pacientes com casos graves de queimaduras poderão receber o atendimento com Laserterapia.

A secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, salienta que a enfermeira Luana é especialista em Estomaterapia, especialidade da área de enfermagem que atua no tratamento de feridas crônicas e agudas, estomias e incontinência, além de possuir habilitação para laserterapia desde 2018. “O que nós queremos é valorizar as habilidades técnicas e científicas dos nossos profissionais em prol do melhor atendimento para a população xanxerense, por isso adquirimos o equipamento de laserterapia. Somos o segundo município de Santa Catarina a incorporar esse moderno tratamento no SUS e estamos felizes com essa conquista”.

SAÚDE NO LAR

O Saúde no Lar é um serviço de atendimento domiciliar aos pacientes com impossibilidade ou dificuldade de locomoção até uma unidade de saúde, implantado em Xanxerê no ano de 2021, e que já realizou 10.427 procedimentos em 528 pacientes ao longo de um ano.

O objetivo da Prefeitura de Xanxerê com o programa é proporcionar um atendimento mais humanizado com ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, bem como a reabilitação.

O atendimento é feito todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, inclusive aos finais de semana, por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar composta por um médico, um enfermeiro supervisor, técnicos de enfermagem e assistente social, com visitas semanalmente aos pacientes previamente agendados.