Secretaria de Educação de Xanxerê capacita professores e equipe de apoio

Com o objetivo de qualificar ainda mais todos os profissionais da rede municipal de ensino de Xanxerê, a Secretaria Municipal de Educação realizou nesta semana capacitações para todos os níveis de ensino e para os diversos profissionais da rede em parceria com a Unoesc Xanxerê, SEBRAE, CDL e Defesa Civil.

Uma das capacitações ofertadas foi feita em parceria com a Unoesc Xanxerê visando estudar, organizar e construir o Currículo Municipal para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, a qual terá continuidade durante o primeiro semestre de 2022.

Além disso, foi realizada palestra com o tema “Viver melhor, conviver melhor, trabalhar melhor”, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Xanxerê com o palestrante Álvaro Jorge Loro. Já a capacitação ofertada em parceria com o SEBRAE para os professores do Ensino Fundamental foi referente ao Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), o qual está inserido dentre as formações e projetos ofertados de forma constante na Proposta de Formação – Educação Empreendedora.

A Secretaria Municipal de Educação realizou ainda formação com a Defesa Civil voltada aos professores do Ensino Fundamental Anos Finais para debater a presença da Defesa Civil nas escolas, bem como a formação do Google For Education, com o propósito de capacitar e instrumentalizar os professores quanto ao uso das diversas ferramentas da plataforma Google, visando aproximar professores e alunos.

“Temos constantemente ouvido nossos profissionais, em especial os professores, referente às suas angústias e necessidades de formação. Neste ano, a partir de levantamentos e tendo em vista as orientações constantes nas legislações que embasam e direcionam a educação, a secretaria, além de proporcionar diversas capacitações, está organizando e construindo o Currículo Municipal de Ensino para todos os níveis de abrangência, o que inclui desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais”, enfatiza a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa.

Vera acrescenta que implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), construindo um Currículo próprio, significa não somente oportunizar aos professores organizar a prática educativa a partir da realidade dos alunos, mas garante que os objetivos de aprendizagem e habilidades de desenvolvimento necessárias para cada ano/série sejam explorados e desenvolvidos durante o percurso formação dos alunos.