Professores da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê concluem ciclo de capacitação

Com o objetivo de estabelecer metas de aprendizagem e desenvolvimento a todos os alunos da rede municipal de ensino fundamentados em projetos pedagógicos, foi concluída nesta semana a capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Xanxerê. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Unoesc Xanxerê, ofertou ao todo 12 horas de capacitação.

As capacitações foram organizadas a partir de apontamentos e de fragilidades presentes em cada ano/série. Na Educação Infantil, a formadora Ana Scherer proporcionou aos participantes ampla discussão referente aos marcos legais, currículo, avaliação e documentação pedagógica desta faixa etária. No Ensino Fundamental anos Iniciais e Finais as formadoras Neli Gai e Ana Badin colocaram em discussão e fizeram apontamentos relevantes relacionados a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), avaliação, alfabetização, habilidades e competências e o importante papel do professor quanto ao estímulo do aluno partindo dos conhecimentos já adquiridos.

Para a secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Corrêa, a capacitação de professores é pensada visando a aproximação cada vez maior do professor às fragilidades dos alunos e à busca de alternativas para a superação das mesmas. “Precisamos repensar e replanejar sempre, ouvindo os professores e organizando as capacitações de acordo com as necessidades de cada faixa etária e atendendo ao que está disposto na BNCC”.