Técnica de Enfermagem é a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 em Xanxerê

Trabalhando na linha de frente da Covid-19 desde o início da pandemia, a técnica de enfermagem Carmem Zamarchi, de 53 anos, foi a primeira profissional de saúde a receber a vacina contra o coronavírus na tarde desta terça-feira (19). Com mais de 25 anos de atuação na área da saúde, ela também foi a primeira pessoa a fazer uma coleta do tipo RT-PCR para a testagem da Covid-19 no mês de março de 2020.

Para Carmem, este é o momento único e muito emocionante. “Não tem como descrever a sensação de receber a primeira dose da vacina, de saber que estou representando todos os colegas que estão trabalhando juntos desde março na linha de frente desta doença. É muito gratificante, só gostaria de agradecer por este momento e por estar entrando para a história de Xanxerê”, disse Carmem.

Além de Carmem, foram vacinadas a enfermeira Patrícia Cazarin, de 37 anos, que trabalha na UTI COVID do Hospital Regional São Paulo e a Técnica de Enfermagem do Centro de Atendimento ao Coronavírus Marilia Borga Prestes, de 37 anos.

As vacinas foram aplicadas pela vacinadora Jussara Klein, de 52 anos, uma das vacinadoras mais antigas da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, com 27 anos de serviço e que está em processo de aposentadoria.

DOSES DA VACINA

O município de Xanxerê recebeu na manhã desta terça-feira 500 doses para a primeira etapa de vacinação contra a Covid-19 para vacinar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 no Centro de Atendimento ao Coronavírus, junto ao Hélio dos Anjos Ortiz, além dos profissionais da saúde que trabalham na Emergência, UTI e Enfermaria Covid do Hospital Regional São Paulo, SAMU, Doctor Home, laboratórios públicos e privados, bem como os idosos que residem no Lar do Idoso.

O prefeito Oscar Martarello disse que este é um momento histórico e muito aguardado por todos. “As profissionais de saúde aqui vacinadas representam uma parcela da população que esteve trabalhando dia e noite frente à pandemia. Por isso fica aqui o meu agradecimento aos profissionais de saúde pelo trabalho louvável que vem fazendo”.

O prefeito salientou que o município vem trabalhando muito para conseguir a vacina para poder vacinar toda a população o mais breve possível, mas enfatizou que é preciso que as pessoas continuem fazendo uso da máscara, do álcool em gel e evitando aglomerações para que em breve tudo volte à normalidade.

“Este é um momento muito importante, de alegria e de muita emoção. Sabemos que é um quantitativo pequeno de doses, mas em breve temos a certeza de que todos seremos vacinados”, enalteceu a secretária municipal de Saúde Francis Mara Zago Pegoraro.