Larvas do mosquito da dengue são encontradas mortas em armadilha após aplicação de larvicida biológico

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê está fazendo desde o mês de outubro a aplicação de um larvicida biológico para eliminar as as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A aplicação piloto está sendo feita nos bairros São Romero, Bela Vista e Sufiatti e a Vigilância Sanitária, durante o monitoramento semanal, encontrou nesta semana larvas mortas em uma armadilha no bairro São Romero.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Marcia Puccini Vieira, esta é a primeira vez que larvas são encontradas mortas. “Nós nunca tínhamos encontrado as larvas mortas, sempre encontramos elas em desenvolvimento, o que nos deixa muito felizes em saber que o larvicida aplicado atingiu o local e matou as larvas, dando boa resolutividade já na primeira aplicação”.

Além disso, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), que é realizado duas vezes ao ano, apontou que Xanxerê está no baixo risco para infestação predial, com índice de 0,4. “Esta melhora na entrada do verão com o índice baixo nos deixa felizes e a aplicação desse produto já nos deixa esperançosos, pois este foi um teste piloto e já pode-se perceber que teremos bons resultados”.