Coordenadora de Turismo de Xanxerê participa de web conferência nacional

A coordenadora de Turismo de Xanxerê, conselheira Estadual de Turismo e também presidente da Instância de Governança Grande Oeste (IGR), que representa 36 municípios da região, Elisiane Silveira, tem feito um trabalho de notório reconhecimento nacional. Recentemente foi convidada para palestrar no 1º Webinar do Ministério do Turismo, promovido pela Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo.

Na palestra Elisiane abordou a forma de gestão e formalização da IGR Grande Oeste. Essa semana recebeu também o convite do secretário de Turismo do Estado de São Paulo Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo, para apresentar aos interlocutores de Turismo do Estado de São Paulo também os pilares e estratégias utilizadas na gestão regional da Instância de Governança que representa.

“Tenho levado o nome do município de Xanxerê e demais municípios que compõem a região ao Conhecimento de muitos gestores e junto fazendo a divulgação do nosso potencial turístico a muitos lugares do Brasil, mostrando que do menor ao maior, se trabalharmos de forma profissional e organizada, o sucesso da gestão será garantido. O trabalho desenvolvido na região só foi possível pelo grande apoio que recebi da administração municipal de Xanxerê, que entendeu este processo da gestão integrada aos outros municípios, do apoio das cinco associações de municípios que compõem a IGR, do Sebrae, Senac, Sesc, Epagri, CDL´s, associações empresariais, iniciativa privada, instituições de ensino e todos os demais parceiros voluntários do Conselho”.

Elisiane enfatiza que é um grande orgulho ver foi possível formalizar a Instância de Governança Grande Oeste sem ter nenhum recurso em caixa. “Conseguimos envolver pessoas que acreditaram no potencial do nosso trabalho, e neste sentido a ajuda da Controladora Interna do município, Andreza Gallas, e do Procurador Geral do município, Fernando Dal Zot, foi fundamental. São duas pessoas que, em suas horas de folga, deram a segurança jurídica para registrar nossa associação e fazer nosso CNPJ, sem nos cobrar pelas orientações e serviços prestados”.

Para Elisiane, é justamente essa forma de ter cativado e envolvido tantos atores que a IGR se tornou um case de sucesso para o Brasil. “Com isso mostramos que a união dos setores é que faz as ações serem concretas. É uma engrenagem, onde o poder público, iniciativa privada, sociedade civil e entidades fazem a ação acontecer”, finaliza a coordenadora de Turismo de Xanxerê.