Governador prorroga quarentena por mais sete dias no estado

Após reunião na manhã deste domingo (29) com os representantes das 21 associações de municípios e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Governado do Estado, Carlos Moisés da Silva, decidiu prorrogar por mais sete dias o isolamento social no estado.

Pela nova portaria da Secretaria Estadual da Saúde nº 192, fica autorizado o funcionamento das agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito com uma séria de restrições quanto ao número de pessoas nos locais para atendimento presencial definidas na portaria.

Além disso, está suspensa a determinação anterior de abertura na quarta-feira (01) de comércio, shoppings, restaurantes e demais setores.

A administração municipal de Xanxerê aguarda a publicação do decreto de prorrogação da quarenta pelo Governo Estadual para avaliar juntamente com a Comissão de Resposta ao Coronavírus quais medidas deverão ser adotadas no âmbito municipal.

ESTRUTURA DA SAÚDE

Quanto à saúde, a Secretaria Municipal de Saúde manterá a mesma estrutura e fluxo como já vem sendo feito nos últimos dias. A secretaria dispõe de atendimento 24 horas por dia através do 0800 534 1635 para as pessoas que estejam com algum sintoma como tosse, febre ou falta de ar.

Além disso, a secretaria mantém o Centro de Atendimento ao Coronavírus, junto à Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, atende 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos apenas para pessoas com síndrome respiratória aguda grave.

BARREIRAS SANITÁRIAS

As barreiras sanitárias também estão mantidas no município, com pequenas adequações. A barreira que estava na rua 27 de fevereiro será realocada para a SC-155, em frente ao CTG Espelho da Tradição. A da rua Rui Barbosa será realocada para a entrada do cemitério, com fechamento do acesso pela BR-282. A da La Salle será realocada para o portal da Femi e a da Avenida Brasil está mantida nas proximidades do Corpo de Bombeiros.