Saúde inicia campanha de vacinação contra o sarampo em Xanxerê

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê iniciou nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo no município. A ação acontecerá até a próxima quinta-feira (13) nas unidades de saúde que mantém sala de vacina nos horários de funcionamento das unidades.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Waldereza Dal Molin, a vacinação é a única forma de prevenção contra o sarampo. Ela destaca que no ano de 2019 foram registrados em Santa Catarina 288 casos da doença e que até o dia 15 de janeiro deste ano o estado já registrou 15 casos.

Waldereza salienta que apenas as pessoas que ainda não foram imunizadas conforme faixa etária precisam receber a vacina. O público alvo desta campanha serão as pessoas de 6 meses a 49 anos, que precisam receber duas doses da vacina e pessoas de 30 a 49 anos que precisam tonar uma dose. “É importante que a pessoa não fique com dúvidas se já tomou ou não a vacina. Caso ela não saiba, que procure uma sala de vacina ou mesmo que ligue para tirar as dúvidas, já que a vacina é a única forma de prevenção”.

Outro ponto importante destacado por Waldereza diz respeito a vacinação contra a febre amarela. A partir de janeiro de 2020 o governo instituiu um reforço para crianças de 4 anos. O estado já registrou dois casos da doença em 2020. “Também é uma doença grave e que, como o sarampo, a vacina é a única forma de prevenção”.

DIA D DE VACINAÇÃO

No sábado, dia 15 de fevereiro, será realizado o Dia D Nacional de Vacinação das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas nas unidades de saúde São Romero, Vista Alegre, Vila Sésamo, Esportes, Hélio Ortiz, Castelo Branco e Nossa Senhora de Lourdes.