Xanxerê apresenta roteiros de turismo durante Festuris em Gramado

Cada vez mais Xanxerê vem ganhando destaca no cenário estadual e nacional com o setor do turismo. No último final de semana, o município participou da Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado, no Rio Grande do Sul, o qual reuniu mais de 65 destinos nacionais e internacionais, aonde Xanxerê apresentou dois roteiros de turismo locais.

A coordenadora de Turismo município de Xanxerê, Elisiane Silveira, destaca que esta foi a primeira vez que o município foi convidado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur para estar representando e apresentando o município para vários destinos nacionais e internacionais.

Xanxerê apresentou nas salas de capacitação para os agentes de viagens os roteiros turísticos que a Habitat Ecoturismo faz hoje em Xanxerê: o Roteiro das Quedas e o Roteiro da Cascata S Manella.

Xanxerê participou ainda da apresentação na Arena Gastronômica, através de um convite feito pelo Sebrae, dentro das ações Investe Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo que convidou regiões turísticas para apresentarem os seus produtos. “Foi criado um prato diferenciado envolvendo todos os produtos típicos da região Oeste, sendo que nós participamos com o milho e com a cachaça Refazenda, a qual foi utilizada para flambar todos os ingredientes do prato”, disse Elisiane.

Para finalizar, o município participou do Meeting, voltado para a gestão pública, com a participação do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, que abordou, em sua palestra, os direcionamentos das políticas públicas do turismo, obrigações dos planos municipais para 2020. “Precisamos, enquanto Departamento do Turismo, fomentar e promover as ações da iniciativa privada, pois o nosso retorno vem delas, das ações dos empresários locais. Com isso, iremos gerar mais movimento em Xanxerê e consequentemente mais geração de emprego e renda, mas para isso precisamos estar capacitados para receber este turista que aqui vem para conhecer o que temos a oferecer”, enfatizou Elisiane.

A coordenadora de Turismo município de Xanxerê agradeceu de forma especial ao prefeito Avelino Menegolla e ao vice Ivan Marques, “pois estão nos permitindo trabalhar com autonomia para colocar em prática as ações necessárias para o departamento de turismo de Xanxerê”.