Prefeitura de Xanxerê inaugura viveiro municipal

A Prefeitura de Xanxerê inaugurou na manhã desta sexta-feira (20) o viveiro municipal, localizado no Parque da Femi. O viveiro fará a produção de mudas nativas, frutíferas, flores, hortaliças e temperos, o que acarretará com uma diminuição aos cofres públicos.

O viveiro conta com a parceria do Sicoob Xanxerê e terá uma produção anual de 20 mil mudas nativas, as quais serão distribuídas para a recomposição da mata ciliar, proteção de fontes e APP (Área de Preservação Permanente) e cerca de 1000 mudas frutíferas, que serão distribuídas aos produtores com aptidão à fruticultura.

Já as flores serão utilizadas para embelezar o parque da FEMI nos anos de EXPOFEMI, bem como para o plantio nas rótulas, vias públicas e praças, com uma produção de 60 mil mudas em anos de EXPOFEMI e 12 mil em anos que não há feira. Os temperos serão produzidos conforme a demanda para distribuir aos programas sociais da prefeitura e as cerca de 15 mil hortaliças serão destinadas às hortas comunitárias.

O secretário municipal de Agricultura e Políticas Ambientais, Edson Zape, agradeceu a colaboração de todos os servidores que fazem parte da secretaria e que contribuíram para que hoje o viveiro pudesse ser inaugurado. “O viveiro representará uma economia muito grande para o município, além do embelezamento quer trará para as escolas, praças, ruas, unidades de saúde. Só para a EXPOFEMI teremos uma economia de quase 80%”.

O prefeito Avelino Menegolla parabenizou a todos os envolvidos para que o viveiro municipal pudesse ser reativado. Enfatizou a importância que ele tem para o município e também por poder ter as mudas certas na época correta do plantio, as quais irão embelezar as escolas, praças e até as unidades de saúde. “Vai fazer com que muita gente que vem nos visitar perceber o quanto nossa cidade é bem cuidada, uma cidade bonita, limpa e florida”.