Secretaria de Saúde faz ação para alertar sobre vacinação contra o sarampo

Com o objetivo de intensificar as ações de vacinação do sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, realizou neste sábado (24) uma panfletagem para orientar a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo.

Equipes do setor da Vigilância Epidemiológica, de Vacinação, bem como a secretária de Saúde Irene Goralski e o prefeito Avelino Menegolla estiveram no centro de Xanxerê fazendo a ação com o intuito de orientar a população e tirar dúvidas sobre o sarampo, visando o aumento no número de casos da doença no estado.

Nesta semana o Ministério da Saúde, como forma de reforçar a imunização em bebês, incluiu crianças de seis a onze meses de idade com a chamada doze zero. A mesma não substitui as doses do calendário de vacinação, ela é uma dose extra e precisa ser feita pelos pais.

“Nós não queremos que este vírus chegue até o município de Xanxerê e a única forma de evitá-lo é através da vacinação, por isso a ação com o objetivo de orientar e alertar a população”, salientou a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Waldereza Dal Molin.

Waldereza destacou ainda que a ação também visa alertar os adultos quanto à importância de estar com a vacinação em dia. Segundo ela, aqueles que não sabem se tomaram a vacina ou que possam ter perdido a carteirinha de vacinação precisam fazer a vacina conforme a faixa etária.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

Crianças aos 12 meses de idade devem tomar 01 dose da vacina, pessoas com até 29 anos necessitam de 02 doses, pessoas entre 30 e 49 anos precisam de 01 dose, profissionais de saúde devem tomar 02 doses da vacina e pessoas maiores de 49 anos que forem viajar para áreas de circulação da doença necessitam de 01 dose.

SALAS DE VACINA

As vacinas podem ser feitas nas seguintes Unidades de Saúde de Xanxerê: São Romero, Vista Alegre, Vila Sésamo, Hélio dos Anjos Ortiz, Dos Esportes, Castelo Branco e Nossa Senhora de Lourdes.