Procon de Xanxerê alerta sobre golpe de financiamento via telefone

A equipe do Procon de Xanxerê tem orientado os consumidores quanto aos empréstimos realizados via telefone. A procura por tais informação aumentou nos últimos dias e, por conta disso, o Procon recomenda atenção em ofertas de financiamentos. Para aplicar o golpe, a suposta empresa financeira busca contato com o consumidor, ofertando crédito facilitado e solicitando depósito para pagamento de taxas de contrato.

O coordenador do Procon de Xanxerê, Winicius Pertile, orienta que na maioria dos casos o pagamentos das taxas é feito em contas de pessoa física.

– Os golpistas tem utilizado de forma indevida o nome de empresa, formalmente estabelecida no ramo, dando aparência de legitimidade. Alertamos que não há milagres no ramo de empréstimos, pois sempre haverá algum tipo de garantia, bem como não possuem rotina de solicitação de pagamento antecipado. Fica o alerta a todos os consumidores para adotarem toda a cautela em casos semelhantes, para reduzir a chance de cair em golpe, não confiem em pessoas estranhas e propostas vantajosas – orienta.

 

Para evitar transtornos, o Procon de Xanxerê orienta:

– Pessoa jurídica: Na maioria dos casos é indicado financeira estabelecida no mercado, recomendo-se o contato diretamente com os meio de comunicação da financeira se há processo interno de liberação de financiamento do nome do consumidor.

– Pagamento antecipado: sempre questionar o motivo da solicitação, verificar os dados bancários repassados para depósito, se realmente é titular a financeira indicada, em caso de dúvida NÃO efetue qualquer pagamento antecipado.

– Boletim de Ocorrência: Recomenda-se o registro de Boletim de Ocorrência junto a delegacia de polícia Civil, para apurações pertinentes.

– Procure os órgão de proteção de defesa do consumidor.