Prefeitura recebe laudo de análise da água do riacho que causou morte de peixes

A administração municipal, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, recebeu nesta semana o resultado da análise da água coletada de um riacho, na Linha Sede Roseira, interior do município, onde diversos peixes foram encontrados mortos.  O fato foi registrado no último dia seis de março. O laudo aponta a presença de coliforme totais e E. coli fora dos padrões para consumo humano. Assim, a água está imprópria para consumo sem prévio tratamento.

De acordo com a explicação do engenheiro florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Janir de Oliveira Souza Junior, a coleta foi feita dias após a mortandade, em dois pontos diferentes do riacho.

– Pedimos 26 tipos de análises de agrotóxicos usados na região para verificar se havia a presença de contaminantes químico, além das análises básicas como coliforme totais  e E. coli, pH, oxigênios, ferro dentre outras – salienta.

A conclusão é de que não houve nenhum tipo de contaminação por agrotóxico, tendo as 26 análises negativas.

– No entanto, apresentou coliforme totais  e E. coli na água, fora dos padrões, o que deixa a água imprópria para consumo, sem o devido tratamento. Mas, deixamos claro, que esse tipo de contaminação é oriundo geralmente de fezes de animais como bovinos ou suínos e dificilmente este fator causaria a morte dos peixes – explica.

Pelas análises, não foi possível concluir as específicas causas da morte dos animais.  Conforme o engenheiro, as hipóteses levantadas é que tenha ocorrido uma contaminação da água de forma pontual no tempo a qual não foi possível registrar posteriormente ou então, uma possível chuva transportou os peixes para o local e após a enxurrada a falta de oxigênio no pequeno trecho do rio resultou na morte dos peixes.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria