Secretaria Social realiza capacitação para conselho tutelar e rede de atendimento em Xanxerê

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (06) capacitação para Conselho Tutelar e rede de atendimento do município. A capacitação está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Xanxerê e CMDCA (Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes) e contou com a presença do Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Marcionei Mendes.

A empresa que está capacitando os profissionais foi contratada através de licitação a partir dos recursos do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência). Nesta sexta-feira foi realizado o quarto módulo, sendo que já foram trabalhadas temáticas como o ECA, o Perfil do Conselheiro Tutelar e da Rede de Atendimento, Atribuições do Conselho Tutelar.

De acordo com a presidente do CMDCA, Danieli Cristina Bonetti Marció, nesta semana foi trabalhado um módulo que foi específico para Conselho Tutelar e CMDCA no qual foi trabalhado o SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), utilizado como instrumento de registro pelo Conselho Tutelar.

Nesta manhã foi realizada Mesa Redonda com a Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente, com vistas a conhecer e fortalecer a articulação da mesma. “O trabalho em rede, sem dúvida nos tira da nossa zona de conforto, temos que atentar para o que o outro diz, e por mais que por vezes, ocasione estranhamento, é extremamente necessário se queremos construir algo na fascinante e desafiadora área da infância e adolescência. Sempre temos que considerar que a soma dos melhores especialistas e suas especialidades não leva a nada se não a uma incompetência generalizada se não estivermos trabalhando em conjunto”, reforçou a presidente do CMDCA, Danieli Cristina Bonetti Marció.

Segundo ela, isso só reforça a importância do trabalho realizado, no qual participaram Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Promotor da Infância e Juventude, Oficial da Infância e Juventude, Polícia Militar, Polícia Civil, AVIC (Associação Vida Cristã), APADAVIX (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Xanxerê), FCDX (Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – Campus Xanxerê

 

Assessoria de Imprensa