Acadêmicas de Enfermagem realizam projeto na unidade de saúde do Caic

Acadêmicas do curso de Enfermagem da Unochapecó estão desenvolvendo o trabalho de conclusão do curso na unidade de saúde do Caic, em Xanxerê. As alunas Elisangela, Vanessa e Leoni iniciaram há mais de dois meses um projeto para a criação de um protocolo municipal, com base no protocolo do Ministério da Saúde, que visa atender a realidade dos pacientes hipertensos e diabéticos.

A Secretaria de Saúde de Xanxerê, preocupada com os mais de quatro mil hipertensos e diabéticos existentes no município, está incentivando as acadêmicas na conclusão do projeto para que o mesmo possa ser implantado futuramente no município.

O objetivo do trabalho das acadêmicas de Enfermagem é desenvolver ações de prevenção da doença e promoção da saúde à pessoa hipertensa e/ou diabética, bem como auxiliar o grupo a fazer mudanças em seus hábitos de vida, aumentando o nível de conhecimento e de conscientização sobre a importância da promoção à saúde, de hábitos alimentares adequados, e de manutenção do peso saudável.

Para a secretária de Saúde, Iára Helena Callfass, é de extrema importância o papel do serviço público de saúde no controle da hipertensão e diabetes a partir de ações que enfatizem não só a prevenção das doenças, mas também a promoção da saúde.

Assim que as acadêmicas concluírem o projeto, será feita uma reavaliação para apresentar à Secretaria de Saúde e, posteriormente, ao Conselho Municipal de Saúde, como forma de ver a validade do mesmo e sua aplicação em todas as unidades de saúde de Xanxerê.