Xanxerê apresenta projeto das sacolas retornáveis para mais cinco municípios

Foi apresentado na tarde desta terça-feira (10) o projeto das sacolas retornáveis para mais cinco municípios. Empresários, vereadores e entidades ligadas ao Meio Ambientes dos municípios de Água Doce, Blumenau, Capinzal, Chapecó e Coronel Vivida (Paraná) estiveram em Xanxerê para conhecer detalhes do projeto.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Edson Marció, até o momento mais 30 municípios já vieram até Xanxerê para conhecer o projeto e implantá-lo em suas cidades.

Implantado há dois anos no município, o projeto já conseguiu evitar o uso de 40 toneladas de plástico no município, apenas no primeiro ano. De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Prefeitura de Xanxerê, Gilso Cherubin, são ações como esta que fazem com que realmente se pense em preservar o meio ambiente.

O presidente do Lions Clube Chapecó, João Colaço, que já está acompanhando o andamento do projeto há cerca de um ano, salientou que é preciso que alguém dê o primeiro passo, “mas sabemos das dificuldades enfrentamos e da resistência da população em mudar seus hábitos”.

Colaço destacou que pretendem mobilizar toda população e entidades do município de Chapecó para adotar o projeto das Sacolas Retornáveis. “Sabemos que essa degradação toda está acabando com o meio ambiente”.