Edital para obras na BR 282 é lançado

O DNIT lançou na tarde desta quinta-feira (28/01) no clube Xanxerense o edital de licitação para a duplicação da BR 282, que compreende a travessia urbana do município de Xanxerê. A obra financiada pelo Governo Federal terá um custo de aproximadamente sessenta milhões de reais e só deve começar a ser construída daqui a três meses. A expectativa é que ela seja concluída em dois anos.

De acordo com o prefeito Bruno Bortoluzzi são três os benefícios imediatos que esta obra deve trazer. ” O primeiro é a preservação da vida dos usuários da BR que passam por ali todos os dias. O segundo será o movimento que uma obra deste tamanho vai trazer para o município. No mínimo por dois ou três anos, Xanxerê vira um canteiro de obras, que terá receita para todo nosso comércio. E terceiro é que, depois de concluída a obra, o local ficará propício para a implantação de indústrias, empresas. Depois de pronta vai ser uma auto – estrada no modelo de países europeus ou norte – americanos,  que vai trazer benefícios para o escoamento da produção do oeste do estado, da Argentina e do Mercosul. Além de ser uma travessia segura para os nossos moradores”, salientou o prefeito.

O superintendente do DNIT no estado João José dos Santos disse que a população que mora as margens da rodovia pode se tranqüilizar com relação à desapropriação das residências. “Se isso for necessário, no momento em que acontecer será discutido e estudado junto com os moradores” acrescentou o superintendente.

Participaram do lançamento da obra senadora Ideli Salvatti, os deputados federais Cláudio Vignatti, Nelson Goetten, Gervásio Silva, Valdir Colatto, Celso Maldaner e José Carlos Vieira. E também os deputados estaduais Pedro Uczai e Dirceu Dresch.  Todos citaram a importância da obra para a comunidade e o estado e lembraram os mais de 30 anos de espera por este momento, assim como os acidentes que ocorreram ao longo dos anos vitimando muitas pessoas.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.