Prefeitura realiza Semana do Meio Ambiente

A Secretaria de Políticas Ambientais e Diretoria de Ações Culturais de Xanxerê promovem a Semana do Meio Ambiente. O evento começa nesta terça-feira no parque da FEMI e termina com o Seminário “Xanxerê Sustentável” no dia 05, sexta-feira, Dia Mundial do Meio ambiente, às sete horas da noite no auditório do Colégio Costa e Silva.

No Seminário serão realizadas duas palestras voltadas a reflexão da proposta de sustentabilidade para o município: “Cidades Sustentáveis: Modelos Integrados”, ministrada pelo Prof. Mestre em Ciências Floresatais (ESALQ/USP) Marcelo Langer.

A outra palestra, “Xanxerê Sustentável ” será realizada pelo Prefeito Municipal Bruno Bortoluzzi.

” É importante apresentar a visão do administrador na defesa de um ambiente saudável  e equilibrado, defendendo os interesses da comunidade com ações concretas de sustentabilidade”, explicou o prefeito.

De Acordo com Magda Vicini, diretora de cultura, durante a Semana do Meio Ambiente, crianças das escolas municipais estarão participando de atividades no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais, (FEMI) e na sexta-feira, dia 05, junto com o Prefeito plantarão mudas de árvores.

Ao mesmo tempo, nas escolas municipais estará acontecendo a produção de trabalhos artísticos que serão selecionados para uma exposição na Biblioteca Caldas Júnior.

Esta proposta da Diretoria de Ações Culturais prevê a utilização de material reciclado para produzir arte, e as escolas participantes ganharão um Kit de livros sobre meio ambiente.  Segundo Magda Vicini “A cultura é fator fundamental quando falamos de hábitos e comportamento em relação às questões ambientais.  A Arte tem o poder de transformar e conscientizar,” explicou a diretora.

A Diretora de Políticas Ambientais, Kátia Parizotto, salientou que além do seminário, a semana contará com outras atividades como o Passeio Ecológico, Visitação ao Túnel e o cinema para alunos.

“A sustentabilidade do município deve ser incentivada tanto com as crianças quanto nas lideranças e comunidades do nosso município, destacando a importância que o meio ambiente assume no desenvolvimento de Xanxerê,” concluiu a diretora.

Hoje esta sendo realizado, no Parque da FEMI a primeira sessão de cinema com o filme “Thornberrys – SOS  Meio Ambiente” Após a sessão será promovido um debate com os alunos destacando a importância em favor dessa luta da sobrevivência das espécies e preservação do meio ambiente.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.