Secretaria da saúde capacita enfermeiros da rede municipal

Nesta sexta-feira, (22/05) a partir das oito horas da manhã será realizada no auditório da Prefeitura de Xanxerê uma capacitação para enfermeiros da Secretaria Municipal de Sáude, com a ginecologista Drª Rita Guazzeli Pezzali.

O tema abordado será: “Coleta e Análise dos Resultados de Exames Citopatológicos de Colo de Útero”, o exame preventivo, como é conhecido.

Após esse encontro teórico, serão realizadas atividades práticas de coleta do exame com  supervisão médica em algumas Unidades de Saúde da Família do município.

Esse evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde da Mulher com a supervisão da Enfermeira Ediane Bergamin, vem ao encontro do que preconiza o Ministério da Saúde.

” O ministério da saúde ressalta que o investimento tecnológico e em recursos humanos capacitados permitem uma melhor organização da rede de serviços, da disponibilidade dos tratamentos e melhoria dos sistemas de informação”, explicou Bergamin.

O câncer ginecológico pode ser prevenido com exame de baixo custo, o preventivo, o qual possibilita realizar o diagnóstico e tratamento precoce, e com isso, reduzir o número de mortes de mulheres por causa do câncer.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.