Xanxerê decreta situação de emergência por falta de chuva

O prefeito Bruno Bortoluzzi assinou na tarde desta terça – feira, (14/04), o decreto que coloca Xanxerê em situação de emergência por causa da falta de chuva no município. Desta forma, a cidade é a 32º no estado de Santa Catarina a decretar esta situação.

Segundo o prefeito esta medida estava sendo adiada há alguns dias, mas foi a única solução encontrada para buscar saídas para amenizar os prejuízos.  Na tarde de ontem, a Defesa Civil se reuniu com autoridades governamentais na prefeitura para expor a situação e dar condições legais para o prefeito assinar o documento.

“Não tivemos índices consideráveis de chuva nos meses de janeiro, fevereiro e março. Uma situação grave que só tende a piorar, por isso, tomamos essa decisão”, explicou o prefeito afirmando que algumas providências já estão sendo tomadas para amenizar os prejuízos causados com a falta de chuva. De acordo com a estação meteorológica localizada no município, no mês de abril foram registradas apenas dez milímetros de chuva, o que é considerado um número extremamente baixo.

“Colocamos a disposição dois caminhões pipa da prefeitura para fazer o abastecimento de água às famílias do interior. São cerca de cinqüenta famílias atendidas com cerca de cem mil litros de água por dia. Mesmo assim não é o suficiente e pedimos para a  população se preparar, racionar água e fazer o uso consciente, porque a situação é grave”, ressaltou o prefeito. Segundo o secretário de agricultura, Valdir Zembruski, no total as perdas chegam a quase doze milhões de reais e os maiores prejuízos em Xanxerê são na produção de milho, em torno de quarenta por cento.

Já na produção leiteira o prejuízo calculado é de cerca de quinhentos mil de reais. “A dificuldade de alimento para o gado leiteiro é muito grande e se acumulou desde o ano passado, piorando agora com a previsão de atraso para o plantio das pastagens de inverno. Tudo isso compromete a renda dos produtores e coloca o município numa situação complicada”, explicou Zembruski.

O prefeito Bruno Bortoluzzi deve enviar o decreto agora ao Governo do Estado, que encaminha a Defesa Civil Nacional para que sejam tomadas as providencias legais diante desta situação.

Além de Xanxerê, os municípios com decretos são Belmonte, Canoinhas, Cerro Negro, Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Descanso, Galvão, Guarujá do Sul, Irineópolis, Ita, Itapiranga, Mafra, Major Vieira, Nova Erechim, Paial, Palmitos, Papanduva, Paraíso, Presidente Castello Branco, Princesa, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Santa Helena, Seara, Sul Brasil, Três Barras e Tunápolis.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.