POLICIAIS CIVIS DE XANXERÊ RECEBEM ARMA NÃO LETAL

Muito usada por policiais americanos a arma taser está sendo introduzida aos poucos no Brasil e Xanxerê, no oeste de Santa Catarina já recebeu uma dessas. A entrega da arma aos policiais civis da cidade aconteceu na tarde desta segunda – feira, no auditório da prefeitura.

O delegado geral da polícia civil Maurício José Eskudlark  acompanhado do delegado do interior Adelino Tuigo e do chefe da academia de policia André Luís Mendes da Silveira  entregaram o equipamento aos policiais de Xanxerê, que testaram o uso da arma.

De acordo com Eskudlark esta arma é muito importante para imobilizar pessoas que estão fora de controle, por ser não letal ela apenas imobiliza o cidadão facilitando o trabalho da polícia e evitando piores transtornos.

” Em muitos momentos é preciso agir de maneira eficaz , mas sem machucar ninguém e é neste sentido que está arma funciona”, explicou o delegado que disse ainda que os policias que vão usar a arma passaram antes por um treinamento específico em Florianópolis.

“A polícia civil de Santa Catarina tem quarenta armas como esta para ser distribuída nas delegacias regionais do estado. Será entregue uma para cada região”, finalizou   Eskudlark.

O prefeito de Xanxerê Bruno Bortoluzzi agradeceu aos policias por mais este reforço na segurança do município e disse ainda que o momento para entrega da arma é muito propício já que estamos nos aproximando do carnaval.

” Temos bons policiais no interior do estado e aqui a criminalidade sem dúvida é bem menor que na capital, mesmo assim esta arma é um reforço importante para manter a segurança dos cidadãos”, disse o prefeito que aproveitou a oportunidade para  reivindicar ao delegado geral  da polícia do estado mais viaturas para a cidade pedido este que foi atendido pelo delegado geral que garantiu a disponibilidade de mais viaturas até o fim do ano.

Texto – Ana Elise  Zogheib