Iniciadas obras das bacias de contenção em Xanxerê

Teve início nesta quarta-feira (14) as obras da primeira das cinco bacias de contenção que serão implantadas no município de Xanxerê. A primeira delas será construída no Rio Xanxerê (Perimetral Leste).

A ordem de serviço havia sido assinada em março. Após esse período, a empresa vencedora do processo licitatório, Sobradinho Incorporadora e Construtora Eireli ME, fez os projetos finais e encaminhou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para liberação das licenças ambientais.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Rivael Sander Freschi, foi feita a liberação da Licença Ambiental Prévia (LAP) e da Licença Ambiental de Instalação (LAI) em aproximadamente 15 dias. Essas licenças agora são emitidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio de um termo Delegação de Atribuições de Competências Relativas ao Licenciamento Ambiental firmado com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

Serão construídas cinco bacias de contenção, as quais serão implementadas: uma no Rio Xanxerê (Perimetral Leste); uma no Bairro Leandro; uma no Bairro Castelo Branco; uma no Bairro Nossa Senhora de Lourdes; e uma no Bairro Colatto.

As obras das bacias de contenção fazem parte do grande pacote de obras anunciado no mês de fevereiro pela Prefeitura de Xanxerê durante o lançamento do “Programa 10 anos em 2”, maior programa de investimentos da história do município, com R$ 100 milhões licitados ou executados em programas e grandes projetos de infraestrutura por toda a cidade de Xanxerê.

A indicação dos locais onde as bacias serão implantadas foi feita baseada em estudo datado de 2014, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o qual aponta que a construção das bacias de contenção é uma medida necessária para a contenção de cheias, evitando riscos e ameaças à vida e ao patrimônio ocasionados em épocas de precipitações intensas.

O somatório dos volumes de água da chuva a serem retidos nas 05 bacias previstas deve ser de no mínimo 200.000 metros cúbicos.

O investimento será de R$ 6.299.667,72, sendo R$ 5 milhões do Governo do Estado e R$ 1.299.667,72 de contrapartida do Município.