MUSEU DO MILHO ANTÔNIO SIRENA

Inaugurado em 20 de março de 2004, o Museu do Milho foi idealizado pelo prefeito Avelino Menegolla em 2002 para preservar, divulgar, manter viva as histórias, as vivências e os métodos antigos de trabalho.

Teve também a participação de um grupo de voluntários que são os fundadores desse espaço: Beatriz Tombini, Erenita Isoton (in memoriam) Antonio Sirena (in memoriam), Atonio Rabaiolli (in memoriam), Leonilde de Bonna, Marcia Galvagni, Marivania Paludo e Rita Tacca.

A ideia da construção surgiu durante a Festa Estadual do Milho – ExpoFemi no ano de 2002. A ExpoFemi é realizada bienalmente no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.

O Museu do Milho expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município, destacando-se principalmente a cultura Italiana.

O espaço é ambientado com fotos, objetos e documentos antigos. Possui aproximadamente 500 peças na parte interna e externa, doadas pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas na zona rural e urbana da cidade.

Está cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com uma área de cerca de 218 m², o Museu possui estilo rústico, construído com tijolo maciço, sem reboco, cobertura de telha cerâmica, piso de concreto desempenado, com forro e aberturas de madeira.  O Museu do Milho pertence à Prefeitura de Xanxerê, é gerenciado pelo Departamento de Cultura e faz parte da rota turística do município.

 

EVENTOS ANUAIS

Semana Nacional dos Museus – Mês de Maio

Primavera dos Museus – Mês de Setembro 

Exposições e eventos temáticos

Visitas com mediação

 

 

Horário de Funcionamento: Sob Agendamento.

Telefone: (49) 3441-8566